50 Anos de Internacionalização da Unicamp-Universidade Estadual de Campinas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Tadeu Flores
Luis Cortéz

Resumen

A Universidade Estadual de Campinas–Unicamp completa 50 anos dia 5 de outubro de 2016, uma data para comemorar seu virtuoso proceso de internacionalização. Na primeira parte deste trabalho são apresentadas as duas principais fases da universidade sob a ótica da colaboração externa, com foco nas atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão, desenvolvidas por seus professores, estudantes e funcionários. São analisados dois períodos: da sua criação em 1966 até 1989, quando as universidades paulistas obtêm do Governo do Estado de São Paulo a chamada “autonomia” de gestão dos recursos orçamentários; e finalmente de 1990 até o presente. São apresentados dados estatísticos sobre a evolução dos principais indicadores da internacionalização e como a Unicamp conseguiu criar a reputação de uma das principais universidades latino-americanas. Na segunda parte do texto são apresentadas as diretrizes que norteiam a presente estratégia de internacionalização da Unicamp a qual se fundamenta em três eixos fundamentais: relevancia acadêmica, reciprocidade e oportunidade para todos os segmentos da Internacionalização da Unicamp, utilizados para a implementação dessa política, única  entre as universidades brasileiras, onde recursos substanciais são alocados anualmente propiciando condições às unidades de ensino e pesquisa da universidade para definir suas próprias estratégias e metas de internacionalização. Os Editais de Internacionalização da Unicamp provaram ser um eficaz e eficiente mecanismo de gestão de recursos e de equidade das oportunidades, dentro da filosofia de construção de uma universidade de todos e para todos os saberes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Biografía del autor/a

José Tadeu Flores, Unión de Universidades de América Latina y el Caribe

Presidente de la Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL) y rector de la Universidad Estatal de Campinas.

Luis Cortéz, Universidad Estatal de Campinas

Vicerrector ejecutivo de relaciones Internacionales de la Universidad Estatal de Campinas, profesor de la
Facultad de Ingeniería Agrícola de la Unicamp, Coordinador Adjunto de Programas Especiales en la FAPESP y asesor de estrategias de la CTBE y del laboratorio de ciencia y tecnología de Brasil.