Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stela Meneghel
Joana Amaral

Resumen

Este artigo busca contextualizar e caracterizar as propostas da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) e da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) no ámbito da política de internacionalização da educação superior no Brasil e da cooperação educacional brasileira. Ambas seguem principios de internacionalização que caminham na contracorrente da concepção preponderante no cenário mundial, de Educação superior como mercadoria e negócio, acompanhando uma mudança brasileira na concepção de cooperação internacional. Inicialmente o texto apresenta a concepção de internacionalização que vem pautando a Educação superior nas últimas décadas. Na sequência, sinaliza aspectos da cooperação educacional brasileira que podem apoiar a compreensão sobre o conceito de cooperação solidária utilizada pela UNILA e UNILAB e apresenta características da proposta de atuação destas Universidades. Por fim, são feitos alguns apontamentos em torno do que são considerados os principais desafíos destas instituições quanto à concepção de seus projetos institucionais de cooperação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Biografía del autor/a

Stela Meneghel, Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe

Doutorado em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos (2001) pela UNICAMP. realizou pós-doutorado no Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO (2008) e, entre 2008 e 2010, integrou a Comissão de Implantação da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA).
Tem experiência na docência e pesquisa em Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Educação Superior; suas publicações abordam temas relacionados à gestão e formação em nível superior;  relação universidade-sociedade; avaliação da educação superior e cooperação acadêmica.  

Joana Amaral, Universidade de São Paulo

Profissional do campo da Educação, com ênfase na pesquisa em políticas educacionais e cooperação Sul-Sul. Experiência na formulação e gestão de projetos e programas de cooperação do Ministério da Educação com países da África e da América do Sul. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Atua como moderadora de processos participativos: avaliação, planejamento e sistematização de experiências. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo e Diploma de Estudos Avançados em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela.